Guamaré tem a origem de seu nome na junção das palavras água-maré, por estar localizada às margens das marés dos rios Aratuá e Miassaba.
Guamaré já pertenceu ao Município de Açu, passando para Angicos em 1833, de quem foi Distrito da Paz em 1834. Em 1847, incluiu-se no território de Macau, onde permaneceu mesmo quando houve a restauração de Angicos, em 1850. Passou a Distrito de Paz de Macau, em agosto de 1873.
Em 07 de maio de 1962, a tão sonhada Emancipação de Guamaré, tornou-se realidade quando foi desmembrada de Macau, tornando-se um novo Município do Rio Grande do Norte.
Localizada na Região do Litoral Salineiro, Guamaré limita-se: ao Norte com o Oceano Atlântico, a Sul com o Município de Pedro Avelino, a leste com o Município de Galinhos e a Oeste com o Município de Macau.
Guamaré tem uma grande beleza natural. Cercada de Dunas, Praias, Marés e Mangues, a natureza é um grande diferencial para o Turismo. Já existe o Turismo de negócios, implantado pelo fato de ter o Polo Industrial da Petrobras. O Turismo Náutico é outra opção, pelo fato de estar entre rios tranquilos que proporcionam belos passeios. O Turismo Ecológico pode ser realizado pelos manguezais e Dunas, onde existe uma fauna e flora preservada. O Turismo Esportivo, pode ser feito, com passeio de lanchas, Pesca e Mergulho. O Turismo Religioso, poderá ser explorado nas Festas dos padroeiros, além da Paixão de Cristo.